AGEMS

Grupo Estrela da guia mantêm viva a tradição da Folia de Reis em Vicentina

Grupo Estrela da Guia mantém viva a fé e a cultura que unem gerações em Vicentina e região.

Por MS da Hora em 06/01/2025 às 10:21:02

Desde 1979, a tradição da Folia de Reis tem sido preservada por Rogério Oliveira, membro da 5ª geração de uma família dedicada a essa manifestação cultural e religiosa. Há 4 anos e como parte do Grupo Estrela Guia, ele mantém viva a fé e a cultura que unem gerações em Vicentina e região.

Neste ano, o grupo percorreu seis municípios do Mato Grosso do Sul, levando música e espiritualidade a Vicentina, Rio Brilhante, Douradina, Itaporã, Dourados e Fátima do Sul.

Com cantos e orações, o Grupo Estrela da Guia revive a tradição que celebra os Reis Magos e a visita ao Menino Jesus, encantando comunidades e reforçando a importância de preservar o patrimônio imaterial.

Rogério Oliveira destaca o orgulho de dar continuidade a essa história e a missão de transmitir às próximas gerações o legado da Folia de Reis, um símbolo de fé e união que atravessa décadas.


Tradição
Conhecidas em alguns locais como Ternos de Reis ou Bandeiras, as Companhias de Reis fazem parte de uma tradição que permanece no Sul de Minas, nascida da devoção a Santos Reis. O enredo da festa popular de origem portuguesa lembra a viagem dos três reis magos – Baltazar, Melchior e Gaspar – a Belém para encontrar Jesus recém-nascido.

Os cortejos, formados por músicos, cantores e palhaços (também chamados alferes ou bastiões), percorrem toda a região rezando através do canto, pedindo bênçãos aos donos das casas por onde passam, numa demonstração de fé e cultura popular. Os destaques das Companhias de Reis são os palhaços ou bastiões, com suas máscaras assustadoras, que representam os Reis Magos que se camuflam para enganar os soldados de Herodes.

Fonte: Fatima em Dia

Comunicar erro

Comentários