SANESUL

Brasileiro que controlava aeronaves do 'narcotráfico' é preso na fronteira

Por MS da Hora em 22/03/2024 às 08:47:02

João Soares da Rocha, conhecido também como "Rochinha" ou "Joãozinho Pé de Cobra", foi preso nesta quinta-feira, dia 21 de março, em Ponta Porã, na fronteira com Pedro Juan Caballero, no Paraguai. Ele era considerado um dos traficantes mais procurados do Brasil.

A operação foi realizada a partir de um trabalho conjunto entre agentes do Departamento de Combate ao Crime Organizado da Polícia Nacional do Paraguai e também da PF (Polícia Federal do Brasil), em Ponta Porã. Entretanto, a PF de Ponta Porã não deu informações sobre a prisão de Rochinha.

Segundo o site Midiamax, logo após a prisão de Rochinha, foram feitas buscas na casa do traficante, que ficava do lado paraguaio. As investigações das polícias paraguaia e brasileira apontam que o traficante brasileiro movimentava quantias milionĂĄrias em carga de cocaína. Ele também é piloto de avião e gerenciava mais de 70 aeronaves para organizações criminosas.

Na residĂȘncia localizada no Bairro Barnardino, em Pedro Juan Caballero, foi aprendido um verdadeiro de guerra, com armas longas e curtas. Além disso foram encontras lunetas, munições, aparelhos celulares, computadores e documentos com anotações. Na casa do traficante também foi encontrada uma grande quantidade de dinheiro em espécie.

Entre 2017 e 2018, conforme dados da polícia brasileira, o esquema comandado por Rochinha, transportou 8 toneladas de cocaína para o exterior e recebeu como pagamento pelo menos US$ 3,4 milhões em dinheiro vivo.

Para encobrir as prĂĄticas criminosas, João usava a pecuĂĄria. Ele comprava e vendia gado em grandes quantidades. A carteira de negócios do "narcopecuarista" incluía redes internacionais de frigoríficos. "Rochinha" Também era procurado pela Justiça do Brasil por acusação de homicídio pela morte de um policial brasileiro.

Outras investigações também revelam que entre janeiro de 2018 e julho de 2020, 3.018 vacas e bois saíram de cinco fazendas dos familiares de Rocha com destino a uma propriedade em Ourilândia do Norte. No mesmo período, 2.230 animais foram transportados de lĂĄ para frigoríficos.


Fonte: MidiaMax

Comunicar erro
julifran

ComentĂĄrios